O Segredo Da Felicidade - Dinelcir de Souza Lima

Felicidade é um estado da alma que faz com que o homem se sinta bem, em harmonia consigo mesmo, com seu semelhante, com a natureza e com o Criador. Um estado de alma cada vez mais raro exatamente porque a desarmonia impera no mundo em que vivemos.

Uma pessoa começa a alcançar a felicidade quando voluntariamente busca se harmonizar consigo mesma, com o que a cerca e com a realidade espiritual maior que governa nosso universo, ou seja, Deus.

Para harmonizar-se consigo mesma precisa reconhecer a sua natureza. Tudo tem uma natureza definida. Se uma laranjeira produzisse tangerina, não seria uma laranjeira porém, uma tangerineira. Se o ser humano não viver como ser humano estará fugindo à sua natureza, se desequilibrando e, consequentemente, experimentando a infelicidade. Daí existir por parte de muitos, quase que instintivamente, uma busca costante da nossa origem e da nossa razão de ser.

Qual é a nossa natureza? Primeiramente temos que reconhecer que estamos no topo da criação divina. Se nos esquecermos disso ou se lutarmos contra isso, nos desvalorizaremos e nossa auto-estima ficará anulada. Ninguém é feliz sem auto-estima. Mas, quando reconhecemos que somos a obra-prima da criação a nossa auto-estima se estabelece e coopera para que possamos experimentar a felicidade.

Também temos que reconhecer que temos finalidades definidas neste mundo. A Bíblia diz que Deus criou o homem e o colocou para guardar o jardim no Éden. Guardar de que se não existia violência, roubos, assassinatos etc? Não existia mas o mal já estava no universo e o homem precisava guardar toda a criação para que o mal não penetrasse no paráiso criado por Deus, e criado exatamente para a nossa felicidade. O homem falhou na sua função. Mas nós podemos escolher não falhar. Precisamos lembrar que somos guardiães contra o mal e não podemos deixar que ele nos domine e nos leve à infelicidade.

Finalmente precisamos saber que o Criador estabeleceu princípios para nos manter felizes. Viver dentro dos princípios estabelecidos pelo Criador é elemento essencial para sermos felizes. Há um texto na Bíblia que diz assim: "Bem-aventurado (muito feliz) o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios (dos que amam a maldade), nem se detém no caminho dos pecadores (aqueles que praticam o mal), nem se assenta na roda dos escarnecedores (daqueles que zombam do Criador). Antes têm o seu prazer na Lei do Senhor (Deus), e na sua Lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem; e tudo quanto fizerem prosperará." (Salmo 1:1,2)

Os princípios são chamados de "Lei do Senhor" e precisamos meditar neles, viver conforme eles porque o resultado será a felicidade, a vivência sadia, a beleza de uma vida radiante, a prosperidade espiritual e, consequentemente, material.

Pastor Batista, Diretor e Professor no Seminário Teológico Batista do Oeste Carioca, Diretor Geral de Edições Vida em Cristo, Presidente da Organização Brasileira de Batistas Históricos, autor de 25 obras na área religiosa cristã.

http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/o-segredo-da-felicidade-1282790.html